quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Carvão vegetal x Carvão mineral

    Diferente do vegetal, o carvão mineral é uma fonte de energia não-renovável, é um combustível fóssil, extraído do solo através da mineração. É muito utilizado por ser uma matéria-prima barata e abundante, principalmente, como fonte de energia elétrica, aquecimento de máquinas em siderúrgicas, indústrias, na fabricação de plásticos, explosivos, inseticidas, fertilizantes etc. 
 
     A emissão de gases extremamente poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, são resultados de sua queima. Esses gases poluentes contribuem grandemente para o aumento do efeito estufa, aquecimento global e chuva ácida.

     O próprio homem tem destruído o Planeta Terra, pela falta de medidas inteligentes que favoreçam o meio-ambiente. Para tentar reverter essa situação, foi criado um tratado internacional, o Protocolo de Kyoto, que tem como objetivo a redução da emissão de gases poluentes, e a criação de formas de desenvolvimento mais benéficas.

     Para que houvesse uma redução relevante, os países teriam que diminuir de forma drástica a emissão desses gases, e começar a implantar novas formas de energia, porém, isso afetaria grandemente o crescimento econômico. Dessa forma, alguns países não ratificaram o protocolo, e outros não conseguiram alcançar as metas no tempo subestimado.

     Os países em desenvolvimento não são obrigados a cumprir as metas do protocolo, mas já são grandes emissores de gases poluentes. Sendo assim, muitas pretensões foram frustradas, e a mudança que se esperava, ainda não aconteceu. O tratado tocou apenas a superfície do problema, com isso, espera-se que nos próximos anos, de acordo com um novo tratado, ou com uma ementa do Protocolo de Kyoto, haja uma relevante redução.


     Por essas e outras razões, o carvão vegetal se mostra muito mais benéfico para o meio-ambiente, pois além de ajudar na redução de CO2, ajuda também na regeneração do oxigênio, e sua produção emite uma porcentagem de gases poluentes muito inferiores ao da produção do carvão mineral. Além de tudo, é uma ótima oportunidade para novos empregos, pois o número de pequenas e médias plantações de eucalipto cresce a cada ano. 

Nenhum comentário: