segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tipos de Carvão Mineral

Os tipos de carvão são classificados de acordo com a quantidade de carbono existente nele, quanto mais carbono maior será seu nível de pureza e potencial energético. São eles:
      1. TURFA
É o primeiro estágio na formação do carvão mineral, sendo o menos rico em carbonos com apenas cerca de 60%. A turfa pode ser classificada em três tipos:
Energéticas - Utilizadas para a produção de energia
Carbonizadas - Possuem elevado teor de decomposição
Agrícolas -  Utilizadas como fertilizantes na plantação.

      2. LINHITO OU LIGNITO

É um carvão formado por matéria orgânica vegetal que se encontra perto da superfície, que participa do segundo estágio da formação do carvão. A sua extração é relativamente fácil e pouco dispendiosa, mas quando queima origina muita cinza. E possui cerca de 70% de carbono.

        3. HULHA


É um tipo de carvão mineral (que em sua formação perdeu uma grande quantidade de H2O, ficando mais rico em carbono), é o mais importante que existe, pois é o mais abundante na terra e que possui altíssimo teor de carbono (o que garante maior liberação de energia). É utilizada como combustível de usinas termoelétricas e nos altos fornos siderúrgicos. Possui cerca de 80% de carbono, e passa por um processo chamado destilação seca (aquecimento), e dele ocorre 3 frações de diferentes estados físicos:
Sólido: Carvão coque
Líquido: águas amoniacais e alcatrão de hulha
Gasoso: Gás de iluminação
 
       4. ANTRACITO
 
 
É uma variedade compacta e dura do carvão mineral que possui elevado lustre. Queima com uma chama quase invisível. É o carvão mineral que apresenta o teor de carbono fixo mais alto (92% a 98%) e baixo conteúdo de substâncias voléteis. Os espécimes mais puros são compostos quase inteiramente por carbono. Possui alto poder calorífico.

Nenhum comentário: